COMUNIDADES NEOCATECUMENAIS

ADMISSIO AD ORDINES



José David Ramirez Velásquez e Tulio Felipe de Paiva, Seminaristas do Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater de São Paulo.

No dia 27 de março de 2012, em nossa paróquia, foi realizada a Celebração de "Admissio ad Ordines" de dois seminaristas do Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater de São Paulo, José David Ramirez e Tulio Felipe de Paiva, presidida por Odilo Pedro Cardeal Scherer.
O rito da admissão destina-se a que o aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se dar a Deus e à igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja aceitando esta doação, escolhe-o e o chama, a fim de se preparar para receber a sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato. O rito da admissão celebrar-se-á quando se verificar que, o propósito dos aspirantes, pressupostos os dotes necessários, atingiu a maturidade suficiente.
A partir de admitidos, passam a utilizar a vestimenta preta, que simboliza que estão "mortos" para as coisas do mundo e vivos para Deus.



Reproduzimos abaixo, uma breve experiência de José David:

"Pensai nas coisas do alto, não nas da terra, pois morrestes e vossa vida esta escondida com Cristo em Deus: quando Cristo que é vossa vida, se manifestar, então vós também com Ele sereis manifestados em glória." (Cl 3,2-4).
Com esta pequena frase, curta, mas significativa, abre-se o mistério ao qual hoje a igreja me concede de forma particular. Este esconder-se manifesta como, por meio da história, Deus confirma e realiza sua existência, através de um sinal exterior que gera uma mudança interior. Estar aberto à Vontade de Deus, com relação ao serviço à Cristo e ao seu corpo, que é a igreja, mediante as Ordens Sagradas.
Assim, hoje, livremente me alegro de poder dar minha vida como testemunha dentro de uma sociedade secularizada, onde o Amor de Deus aparece em um segundo plano, e assim ouvindo a voz do Espírito Santo possa assumir as preocupações das pessoas na participação da paixão de Cristo que é o princípio e fim da salvação humana."





Nenhum comentário:

Postar um comentário