PASTORAIS

Pastoral

Mas oque é mesmo uma pastoral? 

Objetivos:
Objetivo geral - evangelizar, anunciar o reino de Deus.

Objetivo específico - união das pastorais, sinal do reino de Deus
 
Pastoral vem da palavra pastor. Quando falamos em pastor lembramos de rebanho, campo, cuidados com a realidade. Logo, Pastoral da Igreja significa um olhar especial da nossa Igreja em relação às respostas que o mundo está precisando, segundo os princípios do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pastoral é um termo que está muito presente na linguagem da Igreja, por isso mesmo não ouvimos falar tanto em outras áreas da nossa vida. 
 Aqui na Paróquia Santa Bernadette há as seguintes Pastorais e Movimentos: Pastoral dos Enfermos, Renovação Carismática Católica, Grupos de Ruas, Catequese, Pastoral do Matrimônio, Batismo, Exéquias, Sobriedade, Apostolado da Oração, Oficina de Emoções, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Ministros Leitores, Salmistas, Mãe Peregrina, Acólitos, Pastoral Familiar, Comunidades Neo Catecumenais, Comissão de Festa, Pastoral do Dizimo , Hostiários e a mais nova, porém não menos importante, PASCOM (Pastoral da comunicação).

Que Santa Bernadette ilumine a todos no serviço ao próximo!


A  Pastoral da Caridade
 Coordenadores Sr. José  e Sr. João Paixão

Assistência com cestas básicas e medicamentos
 à famílias carentes.

Srs. Dulcino, João Paixão, José


 









A Pastoral da Sobriedade  
Coordenadora Marilza


A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação da Dependência Química.
É uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.
Pastoral é uma atuação especial da Igreja, diante de um problema da sociedade, no momento em que ele se apresenta. É uma resposta da Igreja a uma problemática social.
Considerando que 25% da população brasileira está, direta ou indiretamente, ligada ao fenômeno das drogas, que cada vez mais cedo os adolescentes entram em contato com as drogas, carregando consigo, em média, quatro outras pessoas, chamadas de co-dependentes, membros da família e amigos, a Pastoral da Sobriedade capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um Agente da Pastoral da Sobriedade.”

“A Igreja tem por missão transmitir a palavra do Evangelho que abre para a vida de Deus e de fazer descobrir o Cristo, Palavra de Vida, que oferece um caminho de crescimento humano e espiritual.
A exemplo de seu Senhor, e solidário com seus irmãos na humanidade, a Igreja vem em socorro dos menores e dos mais fracos, cuidando daqueles que estão feridos, fortalecendo aqueles que estão doentes, reforçando a promoção pessoal de cada um.
Por isso, às famílias tocadas pela provação, quero dizer: - - Não se desesperem! - - Ao contrário, - - rezem comigo, - - para que se multipliquem esses bons samaritanos que atuam na estrutura pública. Bem como os grupos de voluntariado, entre os cidadãos comuns e os responsáveis pelo povo, e que se forme assim uma frente compacta que se empenhe sempre mais não só na Prevenção e na Recuperação dos toxicodependentes, como também em denunciar e perseguir legalmente os traficantes da morte e em desbaratar as redes de desagregação moral e social”.
João Paulo II. Fonte:http://www.sobriedade.org.br/

Uma das Pastorais mais complexas, esta trata-se de uma Pastoral que tem o objetivo de ajudar pessoas com qualquer tipo de dependência, neste caso é importante esclarecer que é considerado qualquer tipo de dependência mesmo, ou seja, não somente as quimicas, como alcool, drogas,  mas todo e qualquer tipo de obsessão ou problema, como toque, depressão.

Na Paróquia Santa Bernadette esta Pastoral atua como um Grupo de autoajuda, onde são feitas reuniões toda as segundas-feiras das 20:00 às 22:00 horas na Paróquia mesmo, além de ser feito o trabalho de campo por intermédio de visitas as casas dos pacientes.

Nestas reuniões é posto em prática um Ciclo com 12 passos, sendo eles: Admitir, confiar, entregar, arrepender, confessar, renascer, reparar, professar a fé, orar e vigiar, servir, celebrar e festejar. Alem de ser definido tambem temas com base em textos biblicos.
Participam destas reuniões não somente os dependentes, mas os chamados co-dependentes que são pessoas próximas como familiares e amigos, de forma que se possa tratar e auxiliar não somente o dependente mas as pessoas que estão próximas.
O trabalho desenvolvido pela Pastoral da Sobriedade exige que seus integrantes passem por treinamento especifico conforme determinação da ingreja, pois tal trabalho pede por pessoas preparadas para desenvolve-lo, fato este que apesar de ser importante não estimula as pessoas a desenvolverem este trabalho dificil mas bonito.
Umas das maiores dificuldades abordadas pela Cordenadora Marilza é o fato de nem sempre se ter apoio das clinicas terapeuticas para pacientes graves que necessitaam de apoio clinico, existe um dificuldade de se conseguir internação para os pacientes quimicos por exemplo.
Em conversa com a Sra. Marilza atual Coordenadora pude ver o orgulho da mesma com relação ao trabalho desenvolvido pela Pastoral, conforme ela mesmo diz “Nesta Pastoral pude ver casos de verdadeiros milagres, e isso é renovador”.
Além do trabalho desenvolvido por intermedio dos 12 passos, bem como as visitas, a maior dinâmica existente é o sigilo absoluto conforme palavras da Coordenadora. 

Missão: Ajudar as pessoas a adquirir a sobriedade em relação a qualquer tipo de  dependência (qualquer tipo de dependência mesmo).
Coordenadora: Marilza. 2 agentes, 2 pessoas colaboradores aprendiz, 2 voluntárias.
Trabalho desenvolvido:  Reuniões na Paróquia toda as segunda-feiras das 20:00 às 22:00 horas por intermédio dos cliclos de 12 passos além de trabalho de campo com visitas as casas dos pacientes.
Dificuldades: Conseguir voluntários dispostos a passar pela preparação exigida pela Pastoral e efetuar trabalhos, bem como o auxilio médico das Clinicas terapêuticas para tratamento dos dependentes crônicas que necessitam de auxílio imediato.
Alvo: Qualquer pessoa que possua qualquer tipo de dependência.





Nenhum comentário:

Postar um comentário