PASCOM


PASCOM SANTA BERNADETTE

5 ANOS COMUNICANDO A ALEGRIA DE SER CRISTÃO.



Movidos pela alegria e o entusiasmo das celebrações de seu jubileu de ouro, em 2007, toda a comunidade paroquial da paróquia Santa Bernadete, juntamente com seu então pároco,  o Pe Gustavo Ortiz, sentiram a necessidade de registrar esse momento de sua história, dos 50 anos de uma história construída por Deus.
Junto aos membros mais antigos, foram pesquisados fatos e dados históricos, juntamente com fotos e imagens, ficando decidido que se faria um jornal periódico, durante aquele ano, a fim de reviver a história da paróquia. Formou-se então um grupo de voluntários, todos membros da comunidade, que ficou responsável por colher esses dados e elaborar as edições. Desta iniciativa nasceu o Boletim Bernadette de Lourdes. Terminado o ano da comemoração do jubileu e atendendo a uma necessidade da igreja que já apontava para os meios de comunicação como uma ferramenta eficaz a favor da nova evangelização, bem como a conclusão da mensagem da XII Assembléia geral do Sínodo dos Bispos, sobre o tema “A palavra de Deus na vida e na missão da igreja” que afirmava:  “aquilo que vos digo às escuras, dizei-o à luz do dia e o que vos é dito aos ouvidos, proclamai-o sobre os telhados” (Mt 10,27), despertou no Pe Gustavo uma necessidade de se criar na paróquia uma Pastoral da Comunicação. Foi aberto então o convite à toda a comunidade paroquial e em 2008 estava instituída a Pascom Santa Bernadette, tendo como o coordenador geral o Pe Gustavo, que todos os meses contribuía também com catequeses sobre um tema da doutrina da igreja católica, sempre muito esperadas  por todos e que muito auxiliavam  nossa caminhada de fé.
 Em 2011, assumiu a administração da paróquia o Pe José Antonio Tejada que sempre expressou o seu apoio e incentivo ao trabalho pastoral da comunicação, modernizando e tornando o boletim mais dinâmico e atrativo. Também na parte de mídias, criamos o blog da paróquia e uma página da Pastoral da Comunicação no facebook, além do site do setor Vila Alpina que atualmente encontra-se em construção. Destaque para o incentivo do Pe José aos jovens, para que tenham uma participação mais efetiva nessas ferramentas, sendo que atualmente temos 5 jovens que fazem parte da equipe, porém queremos e necessitamos de um número  bem maior, além do esforço e ações do pároco e da coordenação em ampliar a quantidade de patrocinadores que anunciam no jornal e  atualmente somam um total de 13 colaboradores.
Nestes cinco anos podemos testemunhar a graça de Deus nesta missão, seja na superação das dificuldades ou mesmo diante das muitas limitações. A certeza do Amor de Cristo e de sua presença nos encorajou a prosseguir.  Vemos que nesse mundo globalizado e secularizado, grandes são os desafios que se impõem à nossa frente, porém muito maior é o Amor de Deus para com os Seus filhos. Essa é a grande notícia que a Pastoral da Comunicação quer levar a toda a comunidade paroquial da Paróquia Santa Bernadete, afinal é o que todos os que são chamados a fazer essa experiência, não exitam em professar desde o caminho de Emaús:
“ Não ardia o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho quando nos explicava as escrituras.”

O QUE É A PASCOM
  
A Pastoral da Comunicação é a pastoral do ser, do estar em comunhão com a comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. É a pastoral que integra todas as demais. A natureza da PASCOM é meio e fim, recriando e conduzindo as relações sociais.
A PASCOM vai muito além de sua razão de ser, influe diretamente nas ações das demais pastorais, animando-as e colocando-se a serviço, tendo como referencial programático a Pastoral de Conjunto" (CNBB, 1997b, n. 248).
Em nossa paróquia a Pastoral da Comunicação foi idealizada em 2007 quando o então pároco à época Pe Gustavo Ortiz solicitou a comunidade paroquial voluntários para que organizassem um ampanhado da história de nossa paróquia em comemoração ao Jubileu de Ouro. Estes voluntários decidiram pela criação de um boletim (Boletim Bernadette de Lourdes) e em 2008 deu-se então a formação da Pastoral da Comunicação - (Pascom) de nossa paróquia. 



Por que ter uma pastoral da comunicação na sua Paróquia?


Para muitos, Pascom (Pastoral da Comunicação) significa a pastoral que cuida do boletim, ou do mural, ou do jornal e site paroquial. Ora, se na paróquia não há nenhum desses meios de comunicação, ou mesmo que existam, não são expressivos, não se vê necessidade de criação de uma Pascom. No entanto, mais que cuidar dos meios de comunicação, ela cuida da interação das pastorais, da formação dos agentes para se comunicarem, do acolhimento e de como lidar com a cultura mediática que domina o mundo atual. Esse fenômeno cultural deve levar a Igreja à "conversão" pastoral e cultural, como bem expressou o Documento de Aparecida, para ser capaz de responder adequadamente à época que vivemos. O papa Paulo 6°, na encíclica Evangelii Nuntiandi, já alertava que deveriam ser utilizados os meios de comunicação: “A Igreja viria a sentir-se culpável diante do seu Senhor, se ela não lançasse mão destes meios potentes que a inteligência humana torna cada dia mais aperfeiçoados. É servindo-se deles que ela 'proclama sobre os telhados', a mensagem de que é depositária. Neles encontra uma versão moderna e eficaz do púlpito. Graças a eles consegue falar às multidões” (EN n°45). O Documento de Aparecida, em seu capítulo 10, expressa que os meios de comunicação social podem ser empregados para o primeiro anúncio, a catequese ou o posterior aprofundamento da fé, e aponta, dentre outros, tópicos de ação missionária nessa área de formação que cabe a Pascom exercer: “promover a formação profissional na cultura da comunicação de todos os agentes e cristãos; educar na formação crítica quanto ao uso dos meios de comunicação a partir da primeira idade”. No mesmo capítulo, encontramos que “são muitos os que se dizem descontentes, não tanto com o conteúdo da doutrina da Igreja, mas com a forma como ela é apresentada. Para isso, na elaboração de nossos planos pastorais queremos favorecer a formação de um laicato capaz de atuar como verdadeiro sujeito eclesial e competente interlocutor entre a Igreja e a sociedade e entre a sociedade e a Igreja”. João Paulo 2°, na sua carta apostólica 'O Rápido Desenvolvimento', conclama: “Não tenhais medo das novas tecnologias! Elas incluem-se 'entre as coisas maravilhosas' 'inter mirifica' que Deus pôs à nossa disposição para as descobrirmos, usarmos, fazer conhecer a verdade, também a verdade acerca do nosso destino de filhos seus, e herdeiros do seu Reino eterno”. - Diácono Francisco de Assis Gonçalves (1) Aproveitando esse quadro e também dando continuidade ao trabalho desenvolvido na comemoração do Jubileu de Ouro de nossa paróquia, que resultou na criação do Jornal Bernadette de Lourdes, decidimos pela criação de uma Pascom na paróquia (foto acima), que inicia a caminhada retomando a edição do jornal e também a atualização do site. Sabemos que temos muito a fazer diante da missão proposta, por isso contamos com as orações e colaborações de todos. Nossa Senhora das Comunicações, rogai por nós! (1) Diácono Francisco de Assis Gonçalves



Nenhum comentário:

Postar um comentário