PALAVRA DO PÁROCO


  Palavra do pároco
 Dezembro de  2012

BENDITO SEJA DEUS


Queridos irmãos e irmãs desta querida paroquia dedicada a Santa Bernadette, estamos terminando os dias do ano 2012. Muitas são as graças que Deus nos concedeu neste tempo.  Neste intenso trabalho de Nova Evangelização que o próprio Cristo nos impulsiona com a intercessão e exemplo da Virgem Maria não podemos nos acomodar, não podemos parar, pois a criação espera ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus. Ouvimos o Evangelho de Mc 13,27: Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os eleitos de Deus de uma extremidade à outra da terra. Somos eleitos para ser filhos de Deus, bendigamos ao Senhor.
“Ao canonizar certos fiéis, isto é, ao proclamar solenemente que esses fiéis praticaram heroicamente as virtudes e viveram na fidelidade à graça de Deus, a Igreja reconhece o poder do Espírito de santidade que está  em si e sustenta a esperança dos fiéis, propondo-os como modelos e intercessores. ‘Os santos e as santas sempre foram fonte e origem de renovação nas circunstâncias mais difíceis da história da Igreja’. Com efeito, ‘a santidade é a fonte secreta e a medida infalível de sua atividade apostólica e de seu elã  missionário’" (CIC 828). Santa Bernadette, nossa padroeira, soube corresponder justamente ao poder do Espirito e se tornou modelo.
Somente reconhecendo nos santos e santas a manifestação do Espirito Santo é que podemos responder ao chamado de Deus a uma missão profética que é consequência da Graça batismal. São Paulo, na Epístola aos Romanos 7,15, diz que o homem conhece o bem e deseja fazê-lo, mas experimenta outra lei: “Realmente não consigo entender o que faço; pois não pratico o que quero, mas faço o que detesto”. Para levar adiante uma nova evangelização, é necessário dar os sinais que possam abrir os ouvidos do homem contemporâneo, para que o prepare para escutar através dos sinais da fé, a Santidade de vida.
A Igreja é o local próprio da manifestação dos filhos de Deus, pois "Na Igreja Católica subsiste a plenitude do Corpo de Cristo unido à sua Cabeça o que implica que ela recebe dele a plenitude dos meios de salvação que ele quis: confissão de fé correta e completa, vida sacramental integral e ministério ordenado na sucessão apostólica. Neste sentido fundamental, a Igreja era católica no dia de Pentecostes e o será  sempre, até o dia da Parusia” (CIC 830).
Vejam que impressionante Deus quis nos eleger para fazermos parte de uma festa muito especial, onde, mesmo diante das tantas tristezas causadas pela violência que é o pecado do homem Ele nos elegeu para uma Nova Evangelização que nos leva a redescobrir os verdadeiros valores da vida e assim não nos acomodarmos no individualismo. Diz “Dom Eterovic que um dos desafios para a Nova Evangelização é o individualismo. A nossa cultura exalta o indivíduo e minimiza a relação necessária entre as pessoas. Exaltando a liberdade individual e a autonomia, é fácil perder de vista o ponto de referencia, que é Jesus Cristo. “O Papa Bento XVI recordou que todos estamos chamados de uma maneira ou outra, a prolongar a obra salvífica de Deus, colocando-nos ao serviço do Senhor com generosidade” (festa de Cristo Rei, 25.11.12).
Todo trabalho com a catequese das crianças, jovens e adultos nos proporcionaram vários encontros de oração e de organização das atividades, durante este ano. É verdade que, infelizmente, aparecem nossos limites diante dos desafios no relacionamento pessoal e de trabalho em grupo, mas a Palavra de Deus tem o poder de nos fazer irmãos que se amam e se perdoam para continuar servindo a Cristo na Igreja e não sem e fora DELA. Porem, não ignoremos o que Jesus disse: Ai do mundo por causa dos escândalos! Eles são inevitáveis, mas ai do homem que os causa! (Mt 18,1).
Neste ano de trabalho e dedicação de tantos irmãos e irmãs que, de fato estão comprometidos com a Nova Evangelização nesta amada e respeitada Paróquia, temos percebido que muitos desafios nos esperam.
Tenho muito a bendizer a Deus por todas as pessoas que de alguma forma se dedicaram aos trabalhos de evangelização para que esta Paróquia pudesse permanecer em estado de missão. Para que a Igreja cumpra sua missão, todos os batizados são chamados a se deixarem iniciar na fé. A iniciação à Vida* Cristã pedida com insistência pelo Papa e Bispos, prevê ou espera que todos os fiéis – aqueles que vivenciam a fé numa comunidade concreta identificada com numero ou nome – manifestem com gratidão a Deus sua alegria pela fé recebida da Igreja. O homem e a mulher que são gratos se dispõe a fazer a vontade de Deus, ou seja, obedece a Deus. A Igreja – os batizados que vivem a fé testemunhada numa comunidade – é missionaria, portanto, não para, não descansa e não se cansa porque é movida pelo Poder do Espirito Santo, por isso disse Jesus: “não só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4,4), esta é a fonte da Vida.  
Amados irmãos e irmãs em Cristo, tenham todos um Feliz Natal e Santo ano novo. Rezemos uns pelos outros para crescermos na unidade.
Pe José Antonio Tejada



Palavra do Pároco - Out/2012
 
TEMPLO NOVO

 Queridos irmãos e irmãs, estamos vivendo um tempo muito importante de nossa caminhada paroquial, pois diante do novo projeto da igreja, pudemos perceber que teremos muito trabalho, tanto no que se refere aos eventos/campanhas, como em relação ao impulso que somos chamados à Nova Evangelização. Estou muito feliz, pois vejo que Deus está nos precedendo. 
Ouvimos a explicação do significado do milagre do cego que Jesus faz lama e coloca nos seus olhos e por ordem de Jesus ele se lava e vê. Também Santa Bernadette ouve a voz da Virgem Maria, que se apresenta a ela como Imaculada Conceição, que como, Jesus lameou o cego e mandou lavar-se, a Virgem manda que ela cave e se lave com a agua da fonte e no primeiro momento ela também se lameou como o cego. Como fruto desta simplicidade e obediência e pela intercessão da Virgem, também aconteceu muitos milagres.  O que a Imaculada Conceição pediu, foi que se construísse um templo para acolher o homem novo, nascido da obediência, que viu, contemplou e manifestou sinais de gratidão e quer ser testemunha da ação de Deus, no principio das curas físicas, mas muito mais que curas físicas, a conversão de multidões que até hoje fazem romarias e romarias para contemplar a manifestação de Deus.
Sinto que Deus me chama a trabalhar para que o mundo veja a beleza da criação na inspiração que Deus deu à Igreja, diante da nova estética a favor da evangelização no nosso tempo, para a construção do novo templo. Este templo novo é inspirado no homem novo que o Evangelho, Palavra de Vida, restabelece em nós, homens e mulheres.
Coragem, irmãos e irmãs, acredito que envolvidos como Igreja/Família/Povo de Deus, neste projeto nos empenhemos para que sejamos verdadeiros sinais de comunhão/Corpo de Cristo. Pois pudemos ouvir neste 23º Dm, na oração depois da Comunhão: Concedei-nos, por estes dons do vosso Filho, viver com ele para sempre. A Igreja Templo é o lugar privilegiado do encontro com Cristo. Até hoje nenhum membro vivo (que participa realmente) desta paróquia me questionou com desprezo a decisão do CPP de construir por completo um novo Templo. Tenho certeza que a Paróquia onde os paroquianos se deixam evangelizar e evangelizam e que tem experiência concreta desta comunhão, procura sempre se aliar, na fé, às decisões do pároco com o conselho paroquial, pois quando todos se unem num mesmo espirito Deus aprova, abençoa e precede com Sua Providencia Divina as nossas decisões.
Deus abençoe e guarde a todos,
 Pe. José Antonio Tejada

PALAVRA DO PÁROCO - AGOSTO/12
 CARTA AOS PAIS 
DOS CATEQUIZANDOS E PAROQUIANOS
 Queridos pais, nossa missão é maravilhosa, pois somos convidados a participar, com toda a Igreja, do mistério de Cristo. Diante da pergunta que um jovem fez ao Papa Bento XVI, se ficou tudo revelado com a vinda de Jesus, ele responde: em Jesus Cristo foi o próprio Deus que veio ao mundo, Ele é a ultima palavra de Deus. Ouvindo-O, toda pessoa humana, em todos os tempos, pode saber quem é Deus e o que é necessário para a sua salvação. (CIC 66-67)
Disse ainda o Papa: no Evangelho de Jesus Cristo está perfeita e completamente disponível a REVELAÇÃO de Deus. Para que ela nos seja clara, o Espirito Santo nos introduz na Verdade cada vez mais profundamente. A luz de Deus penetra na vida de algumas pessoas de um modo tão forte, que elas veem o céu aberto (At 7,56). Foi assim que surgiram os grandes lugares de peregrinação, como  Guadalupe, no México, Lourdes, em França, ou Fátima, em Portugal. As “revelações privadas” não podem aperfeiçoar o Evangelho de Jesus Cristo; embora não sejam universalmente vinculativas, podem ajudar-nos a entendê-lo melhor, desde que a sua verdade seja examinada pela Igreja. Alguém faz outra pergunta ao Papa Bento XVI: Porque Transmitimos a fé? Ele disse: Transmitimos a fé porque Jesus ordenou-nos: << Ide, fazei discípulos meus todas as nações! >> (Mt 28,19 e CIC 91). E mais: nenhum cristão autentico deixa a transmissão da fé aos especialistas (catequistas, padres, missionários ou freiras). Somos cristãos para os outros. Isto significa que cada cristão autentico deseja que Deus chegue também aos outros. O cristão diz para si mesmo: “O Senhor precisa de mim! Sou batizado, confirmado e responsável para que as pessoas à minha volta façam a experiência de Deus e cheguem ao conhecimento da Verdade” (1Tm 2,4). Madre Tereza utilizou uma boa metáfora: “É frequente observares fios elétricos ao longo da estrada. Se a corrente não passa por eles, não há luz. O fio é o que somos você e eu. A corrente elétrica é Deus. Temos o poder de a deixar passar através de nós, permitindo, com isso, que  a escuridão se alastre” ou acolher e permitir que a luz de Cristo resplandeça. (YOUCAT, Nº. 10 e 11).
Sempre que leio ou escuto as palavras do Papa e dos santos nos documentos da Igreja ou ao vivo, me vem um desejo muito grande de fazer com que isto chegue ao conhecimento de todos os batizados da Paróquia. Por saber que posso encontrar a VIDA somente nesta comunhão com a Igreja e que sou chamado a ser um cristão autentico, desejo que esta corrente de graças chegue também a vocês queridos pais dos catequizandos. Sei que alguns de vocês não tem o habito de participar firmemente das atividades que a Igreja convida, como: missa todos os Domingos, catequeses para os adultos e assim por diante. Minha insistência nos convites tem uma finalidade e é somente por esta finalidade, que é apresentar O Cristo, que venho convidá-los para os encontros de evangelização que a Paróquia proporciona. Devo lembra-los da carta que vos enviei no inicio do ano convocando a todos para a Adoração ao Santíssimo um Domingo por mês, ou seja, no primeiro Domingo para os pais dos catequizandos da Paróquia e no segundo para os pais da comunidade Nossa Senhora do Carmo. Para cumprir minha missão de transmitir a fé devo orientá-los em relação aos sacramentos (Eucaristia, Crisma, Matrimônio e confissão...), tanto o dos vossos filhos como os de vocês.
Para ajudá-los ainda, vos convido para os encontros de espiritualidade com os casais ou o pai e a mãe que estão separados, solteiro (a) viúvo (a), que acontece todos os quartos Domingos de cada mês às 10h00. Poderão esclarecer suas duvidas e se deixar iluminar pela Palavra de Deus. Meu desejo é que Mediteis a Palavra de Deus com frequência e ireis saborear plenamente a alegria que transborda da Verdade, pois Deus nos criou a partir do “excesso” do seu amor. Ele queria partilhar a Sua infinita alegria conosco, criaturas do Seu amor.
Vos aguardo nos próximos encontros do dia 05 às 17h00 para a Adoração ao Santíssimo na Igreja e no dia 26 de agosto de 2012 às 10h00 para o encontro de espiritualidade, no centro comunitário. Deus abençoe a você e sua família com abundantes graças,

Pe José Antonio Tejada e catequistas


PALAVRA DO PÁROCO - PÁSCOA 2011


EXORTAÇÃO APOSTÓLICA VERBUM DOMINI: A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA

Caríssimos irmãos e irmãs, acreditamos que a Celebração da Páscoa tenha entranhado em nosso ser o Tríduo Pascal. Com certeza, todos nós juntos sempre nos alegramos com a Igreja, que é impulsionada a partir deste inesquecível acontecimento.
Queridos paroquianos, vocês me alegraram muitíssimo no período da Quaresma com as vossas solicitações para os Sacramentos. A minha alegria é poder vos servir. Sei que com muita precariedade, mas espero e desejo que seja sempre com alegria. As conversas diárias que temos, eu e Pe. Caetano, comentando os acontecimentos fortes vividos nas celebrações, são também motivo de grande alegria. Deus tem nos dado grande comunhão na missão. 
Que a experiência do Filho de Deus, que quis por algum tempo tornar-se o que somos e alcançar para nós a promessa de Eternidade, nos faça viver com ele para sempre, nos colocando a serviço uns dos outros. É esta a imensa Graça dos Mistérios Celestes, é este o Dom da Páscoa, é esta A GRANDE FESTA ANUAL TÃO ESPERADA. É ESTE O PRINCÍPIO DA NOVA CRIAÇÃO.
Nesta solenidade, os novos filhos que são gerados nas Águas Vivificantes da Santa Igreja fazem ouvir o balbuciar da sua consciência inocente: os pais cristãos obtêm, por meio da fé, uma nova e inumerável descendência, ou seja, seus filhos se tornam filhos de Deus e desce do Céu o Dom da Graça que santifica os recém nascidos. Enfim, juntos com os santos e os anjos cantamos com o profeta o salmo da grande festa anual: Este é o dia que o Senhor fez para nós! Alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24).
Pe. José Antonio Tejada

Nenhum comentário:

Postar um comentário