quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O Santo do dia

PAPAI NOEL OU SÃO NICOLAU?

São Nicolau é um dos tantos Santos que ouvimos falar por aí. Porém sua verdadeira história vai muito além de um homem afortunado que despojou-se de seus bens para fazer caridade aos mais necessitados. Filho de pais ricos e de grande vida religiosa,nascido em Pátara, na Ásia Menor,tornou-se Sacerdote na diocese de Mira, onde evangelizava pagãos mesmo com a perseguição sofrida pelos cristãos na época, ao herdar uma grande herança em dinheiro, a partilhou por livre e espontânea vontade, entre os mais pobres.Certa vez Nicolau soube que três moças não possuíam dotes para o casamento e foram aconselhadas a se prostituírem, Nicolau simplesmente jogou pela janela das moças três bolsas como dinheiro que precisavam para o dote. Em Países do Norte Europeu, as pessoas usando sua imaginação, viram em Nicolau o velho de barbas brancas que leva presentes as crianças em Dezembro, mas os jovens cristãos devem ter consciência que diferente da imagem comercial criada em torno do Natal, São Nicolau conquistava a todos com sua caridade, zelo, espírito de oração e o carisma dos milagres. 
   Dizem que Nicolau foi preso por perseguição dos cristãos e condenado a morte após ser torturado.Salvou-se por pouco com uma publicação do Edito em Milão que concedia a Liberdade religiosa. Fez parte do Concilio de Niceia, onde Jesus foi declarado consubstancial ao Pai. Morreu em Mira no ano de 324 com fama de Santo e instrumento de Deus para que os milagres fossem chegando ao povo. 
   Nós como tantos jovens por aí não vemos a importância de ser caridoso ou zeloso e nem sempre acreditamos que ajudar o próximo de forma simples pode ser algo tão valioso e recompensador aos olhos de Deus, ajudar quem necessita mesmo que com pouco é uma forma de estar amando o próximo, despojar-se também é uma grande benção e com certeza Deus ilumina demais quem o faz.
   Pense nisso! Muitas vezes um troca do que você deixa de gastar em um refrigerante e doa a um necessitado na rua, esse simples gesto pode ser grande aos olhos de Deus: “Ao que lhes responderá o rei: “em verdade vos digo: cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mimo fizestes” (Mt 25,40); pois pode ser o único trocado que ele tem para comer ou ir a algum lugar para visitar alguém de sua família, é verdade que também pode ser para uma cerveja ou uma droga, mas Deus nos ensina a não julgar e que a caridade é mais importante,a partir do momento que você fez sua parte, aos olhos de Deus você fez o certo e isso já basta.

Por: Gustavo Pereira e Felipe Cudignoto

Um comentário:

  1. Parabéns, que bênção este texto. Nos revela verdadeiramente São Nicolau e não o Papai Noel comercial, nos ensina sobre a caridade, ensina como nossas crianças podem praticar o gesto da caridade, e ainda nos dá uma grande lição: é isso mesmo, não devemos julgar, pratiquemos a caridade como Deus nos ensina, nossa parte será feita, e quem sabe o milagre áquele a quem estamos ajudando.

    Marília Gusmão da Silveira Gomes.

    ResponderExcluir