terça-feira, 6 de novembro de 2012

ARQUIDIOCESE CELEBRA ABERTURA DO ANO DA FÉ


                                    

   Neste domingo, 4, dia em que a Igreja celebra a Solenidade de Todos os Santos e Santas de Deus, dom Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, presidiu Celebração Eucarística de abertura do Ano da Fé para a Arquidiocese de São Paulo. Estiveram presentes dezenas de padres, seminaristas, representantes de pastorais, movimentos e novas comunidades.
   Durante a homilia, dom Odilo destacou que o Ano da Fé é um momento de graça, um tempo favorável para que “busquemos a fé, procuremos aprofundar as raízes da nossa fé, o que é muito importante hoje. Vivemos tempos difíceis: maior é a crise, maiores são os vendavais, maiores são as dificuldades por ai, pois devemos mais e mais se firmar na fé.”

   O arcebispo também recordou que o Ano da Fé é o momento oportuno para alimentar a fé: “A fé deve ser buscada, alimentada na Palavra de Deus, na Eucaristia, na vida fraterna, na caridade. A fé também deve ser esclarecida, senão fica vaga e já não se sabe mais no que se crê”.

   Após a homilia, todos foram convidados por dom Odilo para professar sua fé. Com velas acesas no fogo do Círio Pascal, os fiéis eram convidados a entoar o refrão “creio, Senhor, mas aumentai minha fé!”, a cada moção do cardeal e em seguida todos professaram o símbolo nicenoconstantinopolitano.
   Ao final da celebração foi lançada para toda a Arquidiocese de São Paulo a 2ª Carta Pastoral de dom Odilo Pedro Scherer: “Senhor, aumentai a nossa fé!”. A carta é uma motivação do arcebispo para que toda Arquidiocese viva com maior intensidade o Ano da Fé. Todos os presentes na celebração receberam um exemplar da carta.

  Na celebração foi lido, ainda o Decreto para o Ano da Fé que estabelece as regras para ter acesso as Indulgências Plenárias.
            
   
   Após a leitura do decreto do Ano da Fé, Dom Odilo desafiou a igreja de São Paulo a ser anunciadora da boa nova:


Nenhum comentário:

Postar um comentário