segunda-feira, 10 de junho de 2013

ANGELUS - Papa recorda realidade da Misericórdia do Coração de Jesus

Cidade do Vaticano 09/06/13 - Tendo a Praça de São Pedro repleta de fiéis, o Papa Francisco fez a tradicional alocução dos domingos pela manhã, durante a recitação do Angelus.


Ao iniciar suas palavras, o Papa tratou do Sagrado Coração de Jesus: "O mês de junho é, tradicionalmente, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, máxima expressão humana do amor divino. De fato, sexta-feira passada, comemoramos a Solenidade do Coração de Jesus, uma festa que dá consonância a todo o mês".
O Santo Padre mostrou que "O Coração de Jesus é o símbolo, por excelência, da misericórdia de Deus", lembrando que Ele "não é um símbolo imaginário, mas um símbolo real, que representa o centro, a fonte, da qual brota a salvação de toda a humanidade".
O Coração de Jesus é citado, recorda o Papa, pelo próprio Nosso Senhor, nos Santos Evangelhos. E ele deu como exemplo o trecho do evangelista São Mateus: "Vinde a mim, vós todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos darei descanso. Tomai o meu jugo sobre vós e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração". (Mt 11,28-29)
Para reforçar sua ideia o Papa disse ser "fundamental a narração da morte de Jesus, segundo São João". E o Pontífice relembra que "este evangelista dá testemunho do que viu no Calvário, ou seja, quando Jesus já estava morto, um soldado transpassou-lhe o peito com uma lança e, daquela ferida, saíram sangue e água. João reconheceu, naquele sinal, aparentemente casual, o cumprimento das profecias: do Coração de Jesus, Cordeiro imolado sobre a Cruz, brotou, para todos os homens, o perdão e a vida".
Para confirmar a misericórdia que deve representar o Sagrado Coração de Jesus, o Santo Padre recorreu mais uma vez a episódios dos Santos Evangelhos: "a misericórdia de Jesus não é somente um sentimento. Pelo contrário, é uma força que dá a vida, que ressuscita o homem! É o que nos diz também o Evangelho de hoje, no episódio da viúva de Naim. (JSG)

Conteúdo publicado em gaudiumpress.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário